sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Competitividade

Bom dia meus caros, amigos muita paz pra que tenham um dia iluminado...


Competitividade:

Sim, ser competitivo, estar se preocupando em ser “o” melhor; Será bom isso para o Parkour/Free running? ; Será que somos competitivos em um treino, encontro, ou até sozinhos, tentando fazer uma precisão, mas distante que a do próximo? É neste ponto, que muitos começam a falar de “filosofia”, de certo e errado, de bonito e feio, gordo e magro, real e o abstrato, mas tem um, porém, o ser humano é um ser estritamente competitivo, o sistema em que vivemos é competitivo, o mundo em qual nascemos é competitivo, os animais competem entre si, e por que nós não? Nós que observamos os macacos, como eles se locomovem a maneira livre que o fazem, com confiança, é um instinto, eles não pulam e fazem coisas fantásticas, porque realmente calcularam e pensaram exatamente o que iriam fazer, eles simplesmente o fazem, porque querem chegar de um ponto ao outro e nós, que calculamos, estudamos, lemos, treinamos e mesmo assim não chegamos a este patamar que atinge certamente a total e real liberdade de movimentação.

Será este “instinto”, que os tornam tão fortes, nós não o temos também? Sim temos e creio que até mais que os macacos (gatos, animais, puladores), o problema é, o ser humano se preocupa muito com o “seu” status, com sua fama, com seu ego e ai acaba por querer ser “o” melhor e não “ser melhor”, acabam esquecendo da tal “filosofia” e ai esquecem conceitos como aprender, passar e não aparecer, se mostrar, é claro que sempre existirá esta competição sadia de um querer mostrar o que aprendeu, trocando conhecimentos, Parkour/Free running é isso, na maioria das vezes estaremos COMPETINDO, mas que esta competitividade seja cada vez mas entre mente e corpo e não entre tracers, para que continuemos praticando e evoluindo nossa mente e corpo e, assim, poder passar esta filosofia adiante e mostrar para o mundo que não somos loucos, vândalos com idéias infundadas e sim “pessoas que aprenderam, que o percurso da vida não é necessariamente dotado de caminhos e rotas já demarcados e que cada um sempre terá a oportunidade de trilha-los, basta usar a mente”.

Sem mais...



“Traceur é a pessoa que entende que os caminhos da vida não são, necessáriamente, dotados de rotas préviamente demarcadas e que cada um sempre terá a oportunidade de trilha-los,basta usar a mente” by:.(Sydney.F.Neto)

Um comentário:

  1. A competitividade está dentro de todos nós. E se Parkour é natureza, porque não faria parte da natureza do parkour a competição? Cabe a nós termos maturidade o suficiente para conseguirmos controlá-la.. de forma que não nos deixemos cair em tentação. Lindo post Forster!

    ResponderExcluir

Seja bem vindo.